Temer veta MPs que reduzem área protegida de floresta no Pará

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/06/2017
Floresta Nacional do Jamanxim teria apenas 37% de área protegida.
Gisele Bündchen havia apelado a Temer, e ele respondeu em rede social.


Antes de embarcar para a Rússia, o presidente Michel Temer vetou duas medidas provisórias que reduziam áreas protegidas na Amazônia. Mas, no Congresso, essa discussão ainda vai continuar.

A Floresta Nacional do Jamanxim, no sudoeste do Pará, a 1.800 quilômetros de Belém, seria a mais atingida. Os projetos que saíram do Congresso reduziriam em mais de um terço o tamanho desse santuário de 1,3 milhão de hectares. É que 37% do que hoje são floresta nacional seriam transformados em APA - Área de Proteção Ambiental. Nessa categoria, o nível de proteção é menor porque é permitida a ocupação de terras para atividades rurais e de mineração.

Também foram vetados trechos de outra medida provisória que alterava os limites do Parque Nacional do Jamanxim para a passagem de uma estrada de ferro. De acordo com a Presidência, essa modificação poderia "comprometer e fragilizar a preservação ambiental em uma região sensível da Amazônia".

A floresta do Jamanxim já vem sofrendo com a constante ameaça do desmatamento. Só nos últimos dois anos perdeu 16 mil hectares de mata. Na semana passada, o Jornal Nacional mostrou que apenas na área onde se pretendia criar a nova APA, o Instituto Imazon descobriu 334 ocupações embargadas pelo Ibama por desmatamento ilegal. Ao todo, são 71 mil hectares de terras invadidas.

A decisão dos vetos foi anunciada pelo presidente Temer em uma rede social em que ele se dirigiu à modelo Gisele Bündchen. Gisele havia publicado mensagens pedindo ao presidente que vetasse os projetos.

Mesmo com os vetos, o governo não descarta reabrir a polêmica com novo texto para o Congresso. Em vez de uma medida provisória, um projeto de lei pode ser a nova ameaça à preservação da Amazônia.

O especialista Jaime Gesisky diz que o risco é o projeto de lei trazer de volta praticamente a mesma proposta de reduzir a área do Jamanxim. "Nos parece que o presidente foi sensível aos apelos dos ambientalistas que fizeram uma forte campanha internacional para que ele vetasse essas medidas. Isso é uma coisa. Por outro lado, nos parece também que o governo está remetendo parte deste problema agora de volta ao Congresso Nacional. Ousa seja, as florestas protegidas na região sudoeste do Pará continuam ameaçadas e é isso que nos preocupa e nos faz continuar em campanha até que a gente consiga uma solução que seja realmente sustentável para a região", afirmou.



http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/06/temer-veta-mps-que-reduzem-area-protegida-de-floresta-no-para.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamanxim
  • UC Jamanxim
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.