Parques investem em acessibilidade para receber turistas

Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br/ - 08/09/2016
Iniciativa tem como principal objetivo quebrar barreiras e atender o público com mobilidade reduzida de forma eficiente


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem promovido ações para adequar parques nacionais e outras unidades de conservação (UC) que são abertas à visitação. O objetivo é facilitar o acesso de turistas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Reserva Biológica União e Parque Nacional do Iguaçu são alguns dos locais que contam com adaptações para receber visitantes com mobilidade reduzida.

A promoção do ecoturismo busca utilizar, de forma sustentável, o patrimônio natural, incentivando sua conservação e a formação de uma consciência que preza pelo cuidado com a natureza.

Mais projetos

Entre as unidades de conservação que deve oferecer espaços acessíveis a todos está a Floresta Nacional de Carajás. Localizada no Pará (PA), a UC recebeu, no mês passado, a Associação de Pessoas com Deficiência Física de Parauapebas (APDFIP) e a Associação de Surdos de Parauapebas (ASURP), que se reuniram em busca de conhecer a floresta e os atrativos da região. Além do passeio ecológico, o objetivo foi buscar por novas ideias de acessibilidade para a área de proteção. A implantação de uma trilha adaptada está sendo estudada na região.

A lista de locais ainda conta com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), que possui uma trilha suspensa com acessibilidade; Parque Nacional das Emas (MS/GO), que conta com uma trilha cujo acesso pode ser feito por pessoas com deficiências físicas; Parque Nacional de Brasília (DF), Floresta Nacional de Ipanema (SP) e Parque Nacional do Pau Brasil (BA), que possuem trilhas acessíveis.



http://www.brasil.gov.br/turismo/2016/09/parques-investem-em-acessibilidade-para-receber-turistas
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas