Incêndios na Chapa Diamantina são alvo de investigação pelo MPF/BA

MPF - http://noticias.pgr.mpf.mp.br - 19/11/2015
Procedimento instaurado em 16 de novembro provocou ICMBio, Ibama e Secretaria do Meio Ambiente no Estado da Bahia buscando informações sobre providências adotadas para extinguir o fogo


Na última segunda-feira, 16 de novembro, o Ministério Público Federal (MPF) em Irecê (BA) instaurou procedimento preparatório para apurar as providências adotadas pelos órgãos competentes para combater os focos de incêndio que atingiram a região da Chapada Diamantina (BA) no decorrer da última semana. Foram oficiados a unidade do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) responsável pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, a Superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na Bahia e a Secretaria do Meio Ambiente no Estado da Bahia.

De acordo com o documento que instaura o procedimento preparatório - como é chamada a primeira etapa de uma investigação no MPF - o procurador da República Márcio Albuquerque de Castro concede o prazo de dois dias úteis, contados do recebimento dos ofícios, para que os órgãos prestem informações sobre as medidas adotadas para controlar a situação. Entre as informação solicitadas estão a quantidade, localização e extensão de todos os focos de incêndios, principalmente os que se situaram no interior e nas proximidades do Parque Nacional da Chapada Diamantina; as providências adotadas por cada órgão visando o combate ao incêndio e os recursos materiais e humanos utilizados.

O MPF buscou saber, ainda, na ocasião, se os recursos empregados seriam suficientes e adequados para o combate eficaz ao incêndio e, no caso de não serem, quais os motivos para a não disponibilização do aparato minimamente indispensável e quais recursos materiais e humanos adicionais bastariam, com a indicação de entidades que poderiam ceder, ainda que temporariamente, recursos adicionais para apoiar a extinção do fogo. Requereu, também, informação detalhadas sobre os danos causados, especialmente no interior e nas proximidades do parque, e se núcleos populacionais foram atingidos pelo incêndio.

Neste momento, o MPF aguarda o recebimento das informações para dar seguimento à investigação e adotar as medidas cabíveis.

Confira a íntegra do despacho de instauração da investigação:
http://www.prba.mpf.mp.br/mpf-noticias-1/meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/PNCD.Incndio.2015.pdf



http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/incendios-na-chapa-diamantina-sao-alvo-de-investigacao-pelo-mpf
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.