Ibama emite licença de instalação para o Projeto Ferro Carajás no Pará

G1 - http://g1.globo.com/ - 09/07/2013
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu na última quarta-feira (3) a licença de instalação para o Projeto Ferro Carajás S11D, com localização nos limites da Floresta Nacional (Flona) Carajás, no Pará.

Com a autorização para o funcionamento, será liberada a extração de minério de ferro do bloco D do corpo S11 de Serra Sul, utilizando o método de lavra a céu aberto e assim produzir 90 milhões de toneladas por ano de produto, que deverá ser transportado pelo Ramal Ferroviário do Sudeste do Pará, interligado à Estrada de Ferro Carajás (EFC) até o Terminal Portuário de Ponta da Madeira (TPPM), na capital paraense.

De acordo com o Ibama, a autorização inclui 20 condicionantes específicas que exigem do empreendedor diversas medidas para proteção da fauna, flora, cavernas e demais ambientes naturais da região, assim como ações de cunho socioambiental. Uma delas é a proposta de conservação de uma área de 2.912 hectares na Serra da Bocaina, no Pará, com o objetivo de restabelecer a conectividade florestal por meio de corredores ecológicos com a Flona Carajás.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/07/ibama-emite-licenca-de-instalacao-para-o-projeto-ferro-carajas-no-para.html
Mineração:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.