Fogo diminui em Diamantina, mas ainda preocupa

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/09/2015
Trabalho de contenção das chamas se concentra em dois pontos


O incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, diminuiu de intensidade nesta quarta-feira (16), mas persiste em alguns pontos da unidade de conservação. Gestores fizeram um sobrevôo durante o dia e constataram que o fogo se mantém na região de Andaraí e no local conhecido como Gerais do Vieira. Os trabalhos de combate às chamas se concentram nessas áreas.

"Fizemos reconhecimento aéreo durante o dia e verificamos que a intensidade do fogo diminuiu. A partir de agora, o helicóptero ficará na região de Andaraí transportando os brigadistas para as linhas de fogo. As aeronaves air tractor e outra equipe de brigadistas vão ficar no incêndio de Gerais do Vieira", afirmou Marcela Marins, analista ambiental do parque.

Segundo ela, durante a madrugada a temperatura da região caiu e foi registrada uma leve neblina, o que colaborou para que o fogo não se alastrasse. As únicas áreas abertas à visitação afetadas pelos incêndios, de acordo com a analista ambiental, são a trilha Capão-Vale do Pati e a trilha do Esbarrancado, ambas localizadas em Palmeiras.

Marcela garantiu que a grande maioria dos incêndios que surgem na região, inclusive os que estão ocorrendo agora, são provocados pela ação humana. "Encontramos desde pessoas que fazem queimadas em suas propriedades fora do parque e perdem o controle do fogo até pessoas que não gostam do parque e põem fogo na vegetação por pura maldade", afirmou.

Os incêndios que atingem a Chapada Diamantina tiveram início no final de semana. Logo que receberam o alarme, servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atuam no parque, mobilizaram brigadas anti-incêndio, grupos de voluntários e os bombeiros da região.

Desde a manhã desta quarta, brigadistas da Floresta Nacional Contendas do Sincorá, que também fica na Bahia, reforçam o trabalho das equipes em campo, que contam ainda com servidores e brigadas do parque, bombeiros e voluntários. Eles contam com apoio de dois aviões air tractor, mobilizados do ICMBio, e um helicóptero da PM baiana.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6995-fogo-diminui-em-diamantina-mas-ainda-preocupa.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.