Casa de polpa de frutas é criada em plena floresta amazônica

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/ - 06/06/2017
Agricultores da comunidade Boa Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no Amazonas, estão em festa com a inauguração de uma Casa de Polpa de Frutas no meio da floresta.

O espaço começou a funcionar dia 27 de maio, resultado do esforço dos moradores com a parceria do Instituto Mamirauá.

De acordo com Fernanda Viana, coordenadora do Programa de Manejo de Agroecossistemas da entidade, os produtores tinham o desejo de promover melhor aproveitamento das frutas cultivadas na região, como o cupuaçu, açaí, araçá e abacaxi.

Para viabilizar o funcionamento da Casa de Polpas no meio da floresta foi necessária a instalação de sistemas de captação de energia e de água, todos sustentáveis.

O projeto ofereceu aos agricultores equipamentos e treinamentos para manutenção das máquinas e de boas práticas para o beneficiamento das polpas, que incluem cuidados com a seleção das frutas, com a higiene durante o processamento, embalagem e armazenamento.

Eles também participaram de uma oficina para a criação do regimento interno da casa, com orientações de como administrar o espaço, organizar o trabalho e dividir os recursos. Segundo Fernanda, a expectativa agora é ampliar o mercado consumidor.

O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Prefeitura de Maraã também contribuiu com R$ 30 mil para a reforma do espaço onde a Casa de Polpas foi instalada.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-06/casa-de-polpa-de-frutas-e-criada-em-plena-floresta-amazonica
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.