Avião movido a energia solar sobrevoa neste sábado a Floresta Amazônica

Rádio Agência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br - 23/10/2015
Na manhã deste sábado o Atlantik Solar, veículo aéreo não tripulado, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, vai realizar, no Pará, o primeiro voo fora da Europa.

Antes de partir para a floresta amazônica, o equipamento, movido a energia solar, vai sobrevoar a área atingida pelo naufrágio do navio Haidar, ocorrido no último dia 6, no município de Barcarena.

O navio carregava cerca de 5 mil bois vivos e derramou quase 740 toneladas de óleo no porto de Vila do Conde.

De acordo com a coordenadora do projeto Atlantik Solar no Brasil, Mayra Castro, a ideia é contribuir para o mapeamento do desastre na região.

De Barcarena, o equipamento segue para o município de Melgaço, também no Pará, onde fica uma parte da Floresta Nacional de Caxiuanã. O voo deve durar cerca de nove horas. O avião vai percorrer cerca de 330 quilômetros.

Segundo Mayra Castro, o projeto no Brasil também vai servir para verificar a autonomia e a resistência da aeronave em condições climáticas diferentes das encontradas na Europa.

A decolagem do Atlantik Solar no Pará estava prevista para o dia 22. Mas o voo precisou ser adiado, devido a ajustes técnicos que os cientistas precisaram fazer no equipamento. Neste sábado, a previsão de decolagem é às 6 da manhã, da praia do Caripi, em Barcarena.

De acordo com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará, a parceria com o projeto Atlantik Solar contribui para a difusão de experiências bem-sucedidas no uso de energias renováveis, como meio de promover o desenvolvimento econômico e social do estado.




http://radioagencianacional.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/audio/2015-10/aviao-movido-energia-solar-sobrevoa-neste-sabado-floresta
Sensoriamento Remoto:Monitoramento Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caxiuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.