Experiência musical nas comunidades ribeirinhas no PA vira documentário na Europa

G1 https://g1.globo.com/ - 06/09/2018
O contato dos ribeirinhos moradores de 12 comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns em Santarém, no oeste do Pará, com um concerto de piano virou um documentário que será lançado nesta quinta-feira (6), em Lisboa, Portugal, na Casa América Latina, bairro Belém. A experiência musical fez parte dos projetos "Floresta: um piano na Amazônia", da musicista gaúcha Carla Ruaro; e "Cultura na Comunidade", da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A ação foi realizada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. Uma caravana saiu da orla de Santarém e visitou as comunidades de Vila Franca, Tucumã, São Pedro, Mentai, Curi, Bom Futuro, São Francisco, Atodi, Vila Gorete, Vila Brasil, Lago da Praia e Urucureá, antes de encerrar a programação no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alter do Chão. A pianista se apresentou a bordo de um barco para os ribeirinhos. Além do concerto, o projeto contemplou oficinas, atrações comunitárias e cinema na praia.

"O curioso e inusitado é que levamos o piano dentro de um barco e foram oferecidos concertos e oficinas aos moradores pela pianista do Rio Grande do Sul, Carla Ruaro. E o governo municipal participou com o Projeto Cultura na Comunidade nessa magnífica interatividade, buscando a democratização da ultura, expandindo-a tanto na área urbana quanto na rural. Tivemos também a participação do pianista e superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, e ficamos felizes de ter feito parte desse projeto, que divulgará Santarém na Europa", comemorou o Secretário Municipal de Cultura, Luis Figueira.

No repertório do show, a artista gaúcha buscou recriar os sons da floresta, como o canto dos pássaros, no timbre do piano. Para ela, a experiência foi muito enriquecedora, principalmente pela troca de conceitos culturais com os moradores da Resex e com artistas da Amazônia.

"Estou ansiosa para exibir a experiência da grande equipe envolvida nessa ação. Tivemos trocas culturais na viagem e muita música com os compositores da Amazônia, no estado do Pará. Essa musicalidade inspirada na cultura local fez com que pudéssemos presenciar de perto a arte nas apresentações das comunidades", disse Carla Ruaro.


A musicista ressalta ainda que teve a oportunidade de estudar mais sobre artistas regionais, como Luis Pardal, Lúcia Uchôa, Vicente Malheiros da Fonseca, Thiago Albuquerque, Alberi Albuquerque, Altino Pimenta e o saudoso maestro Wilson Dias da Fonseca. Com essa experiência, a pianista lançará um CD sobre a música amazônica no mês de outubro, em Londres.

O lançamento do documentário está marcado para as 21 horas (horário de Lisboa). Além do filme, haverá a exposição da fotógrafa Pamella Herpio, da equipe da pianista, mostrando imagens que refletem a vivência artística cultural das comunidades, a interação com os visitantes, o lúdico com estudantes ribeirinhos e as magníficas paisagens das Resex Tapajós/Arpiuns.

A pianista

Carla Ruaro é pianista com dedicação à música contemporânea brasileira. Mestre em "Piano Performance" pela Goldsmiths University (Londres), integrou o corpo de músicos da Live Music Now (Londres), pelo qual realizou, durante seis anos, digressões, concertos e workshops na Irlanda, Inglaterra e Emirados Árabes Unidos. Ela está cursando o doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e desenvolve uma pesquisa sobre a música da Amazônia.

Resex Tapajós Arapiuns
A Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns é uma unidade de conservação ambiental composta por 74 comunidades, que fica localizada nos municípios de Santarém e Aveiro, no oeste do Pará. A unidade possui mais 677 mil hectares de área e é considerada um modelo de gestão, conciliando muito bem a geração de renda e a preservação da biodiversidade amazônica.




https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/09/06/experiencia-musical-nas-comunidades-ribeirinhas-no-pa-vira-documentario-na-europa.ghtml
Populações Tradicionais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.