Vazão das Cataratas do Iguaçu está abaixo da média há mais de três meses, diz Copel

G1 - https://g1.globo.com/ - 21/04/2020
Com estiagem severa, volume de água nesta terça-feira (21) é de 22% do considerado normal - 1,5 milhão de litros de água por segundo. Chuvas no Paraná estão previstas para final de abril.

A vazão do Rio Iguaçu nas Cataratas, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está há mais de três meses abaixo da média normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo, segundo Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável pelo monitoramento hidrológico do rio.

De acordo com a companhia, a vazão das quedas d'água na manhã desta terça-feira (21) era de 334 mil litros de água por segundo, o que representa 22% do volume considerado dentro da normalidade. A última vez que as Cataratas teve a vazão média normal foi no do dia 18 de janeiro de 2020, conforme a Copel

Segundo a Somar Meteorologia, após um período de seca extrema nos últimos meses, a expectativa é que as chuvas voltem na última semana de abril no Paraná.


"Daqui para frente o cenário promete mudar. Na reta final de abril deve ocorrer uma mudança pontual, com chuvas não tão bem distribuídas, a partir do dia 28 de abril", explicou a meteorologista Amanda Souza.

De acordo com Amanda, por enquanto, há um bloqueio atmosférico no Oceano Pacifico que impede o avanço de frentes frias.Por isso, as chuvas não têm sido significativas no sul do Brasil.


Mas a partir do final do mês, a expectativa é de que uma frente fria consiga quebrar esse bloqueio e comecem as chuvas de maneira rápida e pontual no Paraná.

Vazão baixa
O leito do Rio Iguaçu nasce na região de Curitiba, atravessa o estado e deságua em Foz do Iguaçu, nas Cataratas, conforme a Copel.

Por isso, segundo a companhia, é importante chover na região metropolitana da capital do estado para haver reflexo no aumento da vazão do rio.

Em março, a previsão média de chuva para Curitiba era de 129 milímetros, entretanto, foram registrados apenas 12 milímetros.

Segundo a meteorologista, a previsão para maio é de chuvas acima da média, que é de 113 milímetros, em Curitiba. Nos próximos dois meses, aos poucos, a vazão das nascentes do estado deve começar a aumentar.

"Maio vai ser o mês de quebra, de fato, de um período seco para um período de chuva na região sul do Brasil", destacou.

Amanda explicou ainda que chuvas mais volumosas devem começar no estado em meados de junho.

O Parque Nacional do Iguaçu está fechado para visitação deste o dia 18 de março. A medida é uma forma de prevenir a propagação do novo coronavírus.


https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2020/04/21/vazao-das-cataratas-do-iguacu-esta-abaixo-da-media-ha-mais-de-tres-meses-diz-copel-veja-fotos.ghtml
Recursos Hídricos:Manancial

Related Protected Areas:

  • UC Iguaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.