Condutores recebem curso de observação de aves

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/08/2018
Condutores recebem curso de observação de aves
22 de Agosto de 2018, 11h20

ICMBio e parceiros buscam diversificar as atividades de visitação na Flona de Ipanema e no Parque Estadual Carlos Botelho.

A Floresta Nacional de Ipanema, o Instituto Manacá e a SAVE Brasil, com o apoio da SOS Mata Atlântica, realizaram, entre os dias 16 a 19 de agosto, o Curso de Observação de Aves. As aulas foram destinadas aos condutores de visitantes da Flona e do Parque Estadual Carlos Botelho. O objetivo é a capacitação dos condutores para a diversificação das atividades de visitação nas unidades de conservação, bem como a sensibilização e o engajamento da sociedade para a conservação das aves e da natureza de uma forma geral.

O curso tratou da temática de observação de aves em Unidades de Conservação, focando nos aspectos de conservação das aves brasileiras, em especial, nas espécies de aves da Mata Atlântica e do Cerrado. Eles foram treinados para identificação, documentação e registro, base de dados online, a atividade de observação de aves e o turismo ecológico, além das "passarinhadas" (prática de observação de aves) ao amanhecer na unidade.

O curso faz parte das metas do Programa de Abertura de Escalada em Rocha na Floresta Nacional de Ipanema e Monitoramento do Urubu-rei (Sarcoramphus papa) nos setores de escalada que conta com o apoio da SOS Mata Atlântica, com a realização do Instituto Manacá. Este projeto objetiva a abertura da escalada esportiva (atualmente um esporte olímpico) na Flona de Ipanema de forma a não impactar na ecologia do urubu-rei, importante ave ameaçada no estado de São Paulo, que habita os ecossistemas da unidade e do entorno.

Saiba mais

Conheça aqui mais sobre as aves da Flona de Ipanema.

Listas aqui de aves observadas no curso

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9908-condutores-recebem-curso-de-observacao-de-aves
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Carlos Botelho
  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.