O que é a Terra Indígena Yanomami

National Geographic - https://www.nationalgeographicbrasil.com - 07/02/2023
O que é a Terra Indígena Yanomami
A área de proteção ambiental abrange cerca de 90 mil quilômetros quadrados e abriga mais de 20 mil indígenas

07/02/2023

O povo yanomami - uma das 305 etnias indígenas que residem no Brasil de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - vive em sua maioria na chamada Terra Indígena Yanomami (TI Yanomami).

A área, que abrange mais de nove milhões de hectares da Bacia do Rio Negro - ou cerca de 96,6 mil quilômetros quadrados - está localizada entre os estados brasileiros do Amazonas e de Roraima, e foi delimitada por decreto presidencial em 1992.

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), organização não-governamental de defesa dos direitos socioambientais dos povos indígenas do Brasil, a homologação da TI Yanomami segue um princípio previsto na Constituição brasileira de 1988.

O documento estabelece que indígenas são os primeiros e naturais senhores da terra, ou seja, seu direito à terra é anterior a qualquer outro e não necessita de um reconhecimento formal.

A Constituição, em seu artigo 231, também define que as áreas indígenas são aquelas "por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições".

Quem vive na Terra Indígena Yanomami

A TI Yanomami se estende por oito municípios em plena Floresta Amazônica, cinco deles em Roraima e três no Amazonas - e serve de casa para oito povos, segundo informa o ISA. Entre esses povos estão os yanomami, os isolados da Serra da Estrutura, isolados do Amajari, isolados do Auaris/Fronteira, isolados do Baixo Rio Cauaburis, isolados parawa u, isolados surucucu/kataroa e os ye'kwana.

Ao todo, estima-se que a população de povos originários presentes na TI Yanomami seja de 26.780 indivíduos, segundo levantamento de 2019 da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami.

Entretanto, esses números podem não representar a realidade, visto a falta de dados mais recentes e da perda de população devido aos conflitos que acontecem na região.

Segundo o ISA, assim como outras terras indígenas demarcadas, a Terra Indígena Yanomami sofre invasões de garimpeiros, pescadores, caçadores, madeireiras e posseiros, cujas atividades - muitas vezes ilegais - degradam o ambiente, espalham doenças e geram embates entre os invasores e os residentes indígenas, levando a diversas fatalidades para esta população.

As invasões também geram preocupação pela preservação dos biomas amazônicos. A Terra Indígena Yanomami é sobreposta por três unidades de conservação: a Floresta Nacional do Amazonas, voltada para a conservação da flora e fauna e uso sustentável dos recursos naturais; o Parque Estadual Serra do Aracá, de proteção integral à biodiversidade; e o Parque Nacional Pico da Neblina, que acolhe o pico mais alto do Brasil.

Segundo o ISA, todas essas áreas de conservação, assim como outros pontos da TI Yanomami, sofrem com o desmatamento ilegal.

https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/02/o-que-e-a-terra-indigena-yanomami

PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • UC Pico da Neblina
  • UC Amazonas
  • UC Serra do Aracá
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.