Grileiro é baleado por PM dentro de Parque Nacional em RO

FSP, Ambiente, p. B5 - 15/08/2019
Grileiro é baleado por PM dentro de Parque Nacional em RO
Grupo não teria obedecido à ordem de parar, de acordo com relato do ICMBio e da PM

Fabiano Maisonnave
Manaus

Um grileiro foi baleado na perna por um policial militar durante operação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Rondônia. O incidente ocorreu na manhã da terça-feira (13) em uma área na qual se sobrepõem a Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e o Parque Nacional de Pacaás Novos.
Segundo o relato da PM e do ICMBio, Eustáquio Fávaro Queiroz, 29, fazia parte de um grupo de cerca de 40 homens que tentavam entrar na área protegida em motos e carros.
Eles não teriam obedecido à ordem de parar, colocando em risco a equipe, formada por oito policiais, um servidor do órgão ambiental federal e quatro auxiliares de campo.
A área protegida sofre com invasão de grileiros desde 2015, mas o processo se intensificou a partir de janeiro deste ano, em meio a promessas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de reduzir o tamanho de terras indígenas, incluindo aquelas já demarcadas.

FSP, 15/08/2019, Ambiente, p. B5

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/08/grileiro-e-baleado-por-pm-dentro-de-parque-nacional-em-ro.shtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Pacaás Novos
  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.